OPINIÃO PÚBLICA
JOSE FRANCISCO ENCARNAÇÃO

HONESTIDADE  NA POLÍTICA



José Francisco Encarnação
José Francisco Encarnação

Já diz o povo: é mais facil criar pinguins no deserto que encontrar um político honesto. Infelizmente, os exemplos passados e recentes dão razão a este dito. Política e honestidade são palavras e conceitos que raramente surgem conotados. O problema é que se generaliza. Nem todos os políticos são desonestos. E existe muito boa gente, que criticando os políticos, fazem da desonestidade o seu modo de vida.

Recentemente ouvi um político da nossa praça, que eu muito prezo, dizer uma frase que me ficou na memória. Disse ele que "se fui capaz de, em altura de eleições, ir bater à porta das pessoas a pedir o seu voto, tenho que ser honesto comigo e com essas pessoas e ir lá dizer-lhes que aquilo que lhe prometi na altura ainda não o consegui fazer". Este deve ser o principio que todos devemos seguir, ou melhor, não devemos prometer o que sabemos que não conseguiremos concretizar e caso se prometa e não se cumpra, devemos ter a coragem e a honestidade de dar a cara perante o fracasso.

Existem os que aproveitam a política para ajudar e os que se aproveitam da política para se ajudar.

Ainda existem políticos honestos. Aquelas mulheres e homens que se dedicam à causa, que, algumas vezes prejudicando-se financeiramente e que bastas vezes sacrificando as suas famílias, o seu tempo, o seu bem estar, se dedicam a troco de quase nada a ajudar as populações que os elegeram, a criar condições para que a vida dos seu concidadãos seja um pouco melhor, essas e esses são o real exemplo de quem faz da política uma forma de estar, uma forma de vida e que apenas e só estão neste mundo da política, muitas vezes conspurcado e acintoso, pelo bem que pode fazer ao próximo.

Infelizmente também existem aqueles que se aproveitam da política para apenas olharem para o seu umbigo e que entram nos jogos de interesses de forma a melhorar apenas e só a sua própria vida.

Mas estes, felizmente ainda são uma minoria. Enquanto existiram mulheres e homens que se preocupem com as suas gentes, que estejam determinados a trabalhar pelo bem comum, que se dediquem às causas que abraçaram, o futuro da política e das nossas gentes está assegurado.

José Francisco Encarnação

Presidente da AF da União de Freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões